Páginas

sexta-feira, 26 de março de 2010

Informações importantes

Às futuras mamães:
Antes de mais nada, gostaria de comunicar que vem mais um bebê. Eita que a cegonha está é trabalhando! rs
PARABÉNS NEILINHA!
  • Muitas não sabem dos seus direitos e perdem com isso.

Temos o direito de receber o salário maternidade. Para isso basta ter contribuído, pagando o INSS, quer seja como autônoma, trabalhadora, facultativa. Para maiores informações ligue para 135 - previdência social ou entra no site http://www.previdencia.gov.br/

  • Para dar mama não basto somente o bico.

O que produz leite no peito é boca de menino(a). Mas descobri que não basta apenas ter o bico do peito formado, é preciso a posição exata do bebê, e acima de tudo ambos estarem confortáveis, principalmente a mãe. O papai pode ajudar nessas horas, posicionando o bebê ao peito ou vice versa. Apesar de ter lido sobre isso, não sabia que a parte toda da auréola do peito deve estar na boca do bebê. Acho que já falei disso antes. rs Mas é que estamos com algumas dificuldades, e como esse espaço é nosso, nada melhor do que compartilhar.

  • Testes do recém nascido

Estamos acabando a rotina de médico e junto com ela tivemos que fazer alguns testes importantíssimo para a saúde presente e futura da nossa planta de oliveira.

Conhecemos o famoso e obrigatório teste do pesinho. Pelo SUS realiza apenas 7 triagens para detectar alguma patologia. Porém na APAE, verifica-se 11. Melhor local para realizar o teste do pesinho.

Além desse temos também o da orelhinha, que visa detectar, caso haja, alguma dificuldade na esculta ou até mesmo resto de parto no ouvido.

O terceiro teste é o do olhinho. Esse eu não sabia. Verifica também alguma patologia visual precocemente. O melhor local é o Instituto de cegos da Bahia, porém tem agente para Julho. Algumas de vocês podem se antecipar.

  • Licenças.

Para as que estão fazendo faculdade, pode se informar com o núcleo de informação ao estudante da sua instituição sobre como realizar atividades domiciliares, assim pode continuar estudando em casa, e cuidando do seu bambino. Eu tive 120 dias de licença. Além disso, temos também o licença maternidade dos trabalhos, que agora pode se estender a seis meses. Converse com a sua instituição e local de trabalho e aproveite para curtir esse momento mais gostoso sem deixar a "vida" parar.

Alba Valeska

Nenhum comentário:

Postar um comentário