Páginas

terça-feira, 13 de abril de 2010

As escolas da vida.

Tá pensando que são os trancos e barrancos que tomamos para aprender né?
Que nada! São as escolas mesmo. rs
Hoje quero te levar a fazer uma viagem direto no túnel do tempo, pois oh momento bom é a época de escola!! rsrs
Não sei se você foi igual a mim, mas aproveitei bastante todos os meus momentos escolares.
Vou tentar me lembrar das primeiras até os dias atuais. Enquanto isso, lembra também, pois afinal quem nunca sentiu o cheiro da hora do lanche e que até hoje quando sente relembra? O meu é suco de maracujá com mirabel. kkkk
A primeira que passei foi uma chamada Pingo de Gente. Não me lembro de muita coisa, mas das coisas que me lembro, jamais esquecerei que foi nessa escola onde fui proibida de ir ao banheiro por uma pró e fiz xixi nas calças. kkkkkk Quem nunca pagou um mico?
Lembro de uma festa que teve e estava com o sapato apertado e que tinham duas professoras que eu amava. Mas nem sei qual era o nome. Ah, tinha um rapaz chamado Ronaldo, meu amor infantil. kkkkk Pense que o cabelo dele era igual o de Eudes! kkkk
Após fui para o Dom Pedro. Da galera de Camaçari, são raras as pessoas que nunca estudaram lá. Vai ver já nos conhecíamos e após reencontrarmos nem nos lembrávamos mais. rs
Do Dom Pedro para a inesquecível Escola Montessoriana de Camaçari. Essa foi maravilhosíssima!
Lembro-me de muitas coisas, que se fosse relatar aqui ia passar horas. Até hoje, de vez enquando, dou uma passada por lá e é uma sensação deliciosa. Faz isso também, vai visitar as escolas por onde passou. Vale a pena nos proporcionar esses momentos de felicidades.
Na lembrança tenho: os animais conservado em álcool, as bolas e triângulos que simbolizavam artigo, substantivo, pronome, adjetivo. Tinha os quadrados representando unidade, dezena, centena e milhar, o ábaco (nunca soube como usá-lo), as fichas de exercício, essas eram utilizadas pelos alunos que chegavam cedo ou saiam mais tarde. O parque, o pé de carambola, o coqueiro, o tanque, a Kombi de Gersom (tem uma comunidade no orkut falando dessa kombi, kkkkkk, eu também pegava). Tínhamos que, independente do dia da matéria lecionada, levar o dicionário.
Aprendíamos a pentear os cabelos, escovar os dentes, tomar banho, ter lindas letras, só não lembro se cantávamos o hino nacional. kk Acho importante as escolas fazerem isso, só não da certeza de que os alunos irão aprender mesmo.rs
Das pessoas: Pró Rita, Ivavni, Lêda, Rose, Ticiana, Simone, Nairam, Milena, Saulo, Priscila, Cíntia, Michele, Luciano, Renata, Gustavo, Thiago, Adriana, Camila, Lorena, Janaina, João, espero não ter esquecido de ninguém. E pode acredita, muitos desses lembro até o nome completo, mas não tenho autorização para divulgá-los.
Como poderei me esquecer da peça de natal no antigo cantoria. rs Nem sei que personagem eu era, mas lembro desse dia. rs
Oh tempo bom...
Depois da montessoriana fui para a Escola Recanto Infantil da Mônica. O método montessoriano é tão bom ( eu considero), que nessa escola nem me preocupava muito em estudar, pois todos os assuntos já tinham sido dados na montessoriana. Fui considerada a melhor aluna do ano. rsrs
Mas no Recanto o que eu gostava era a chegada. Cantávamos o hino nacional, recitávamos o Salmo 128 e 23, cantávamos uma música que dizia: Assim é o teu amor Jesus, amor que nos consola, amor que nos faz sorrir quando eu estou a chorar. Amor que me envolve, em teus braços me faz descansar. Amor igual ao teu Jesus, nesse mundo não há. De Talita. Só os das antigas sabem quem é. kkk
Do Recanto para Polivalente. "Ai veio a adolescência e pintou a diferença, é difícil de entender. E os garotos da escola só afim de jogar bola e eu queria ir tocar guitarra na tv. kkk
Isso mesmo, a adolescência! Aos 12 anos, quantos sonhos!!! Primeiro amor...
Nessa era legal. Muitos da Montessoriana estudaram lá também. Pude reencontrá-los.
Passei 4 maravilhosos anos. Joguei muita bola, vôlei, conversei bastantes, fiz sólidas amizades, algumas duram até hoje. Havia dias que apenas ia de farda para entrar na escola, pois a manhã era dedicada aos esportes. kkkkkkk
Dá para acreditar que eu saia ao meio dia, com aquele sol, de butina, calça jean e pegava baba em plena praça? Me pergunta se faço isso hoje em dia? Não faço faz tempo. Oh coragem!
Inesquecível mesmo era aquela mochila da company rosa. INCONFUNDÍVEL! rs
Após o polivalente, o Central de Camaçari. Infelizmente essa escola durou pouco tempo de existência, tinha tudo para dar certo.
Ali conheci Isamara, minha parceira de artes. Mas não eram artes apenas de materiais, atividades escolares, etc e tal, era arte mesmo. Criamos um grêmio estudantil, fizemos um desfile no aniversário da cidade com apenas 200 R$, comemoramos o dia das mães, programamos um tour na cidade do Salvador com o 3° ano, despedida de São João, despedida de final de ano, o jornalzinho Central (até hoje tenho as edições, rs) Foi massa!!! Quando vejo as fotos dá uma saudade... Hoje talvez não faria a metade daquelas coisas. Oh trabalhão! Lógico que não foi apenas eu e Isa que fizemos tudo isso. Contamos com todos, né Neilinha? Já falei delas aqui no blog.
Do central para...cada um siga eu destino!
Uns fizeram faculdade, outros casaram, outros tiveram filhos, abriram um negócio, deram um destino para suas vidas.
Depois da escola a faculdade. Quando entrei na primeira faculdade, realmente foi num momento especial. Não por estar fazendo um curso acadêmico, mas era uma questão pessoal. Precisava vencer um mundo de obstáculos e graças a Deus consegui. Lá encontrei Lú, Alines, Fal, Elane, Jaci, Milena, nossa são tantos. Pessoas que com muito ou pouco me mostraram outro mundo. Diferentes realidades que fazem da minha um grande aprendizado. Acabou a faculdade e mais uma vez cada um seguiu o seu destino.
Espero não parar por ai, nem por aqui. Quem sabe a gente se encontra em qualquer hospital?! Te desejo tudo de bom. Te encontrar no hospital como colegas ou por medidas de prevenção. rsrsrs
Obrigada a todos que fizeram da minha vida uma lembrança gostosa de se viver.
Depois de tudo isso, dá ou não dá vontade de ver os bons amigos das antigas, voltar a velha infância? Talvez nem tão velha assim. rs
Inspiração após uma colega da montessoriana ter dito a minha mãe que viu meu filho em meu blog. Obrigada Cintia!
Alba Valeska

Um comentário:

  1. Que tempos bons viu Binha?! Coisa boa relembrar... vamos lá!
    A hora do lanche me lembra Quick de morango ( eu era a-p-a-i-x-o-n-a-d-a! rs... e hoje não suporto! rs...)
    Minha primeira escola foi o Pequeno Príncipe, Estudei desde o jardim até a 4ª serie.
    Lembro-me de algumas coisas como qdo chorava, qdo minha mãe me deixava na escola mais não pq não gstava de lá, é pq tinha um menino (Danilo) q batia em todos da sala, ele era enorrrrrrrme, me lembro como hj, loiro e branquelo. Todos tinham medo dele, ele era malvado e pegava o lanche da gente! RS... (ai meus quick’s de morango! RS...) Queria ver se fosse hj!
    Tinha uma Professora que eu adorava, por causa dela eu rolei uma ladeira abaixo no Zoológico pra abraçá-la, coisa de loira mesmo...
    Minha primeira briga de escola, não me lembro qual o motivo só sei que quase rolamos escada abaixo segurando no cabelo uma da outra, apanhei, mas também levou! Kkkk....
    Adorava as festas juninas mais nunca consegui ser rainha de nada! Nem do milho, nem do amendoim, nem da laranja alguma! RS...
    Logo em seguida veio o Maria Miséria. Ops! Maria Quitéria! RS... Estudei da 5º ate a 7º serie, coisa de louco aquela escola viu?! Não tínhamos um bom ensinamento, era tudo muito solto, minha melhor professora foi de Português, “Pró” Elza, e Pró Regina de matemática, essa era muito ruim mais ensinava muito bem! Foi à única escola que estudei, aonde toda segunda-feira íamos todos para a quadra da escola em fileira pra cantar o Hino Nacional! RS... Sinceramente a única coisa boa de lá pra mim foi os amigos que tenho até hoje. Espero que com o passar dos anos o ensinamento tenha melhorado!
    Estudei a 8ª serie em SP no Colégio Octacílio, que ano muito louco em minha vida! Sempre fui comunicativa e fiz amizades rapidinho, amizades que duram ate hoje, Nancy, Grace, Talita, Priscila, Katia, éramos o A.I.G.B, (Amigas Inseparáveis a Galera do Barulho). A hora do lanche era a melhor, reuníamos no Pátio da escola, todos compravam Batata Rufles ou qualquer salgadinho da Elma Chips, só pra colecionar os Tazos, era a onda do momento!
    Minha segunda briga de escola, que ate suspensão levei, mas em compensação pus respeito! Não fala mal de baiano não! RS...Fiquei até popular! Kkkk...
    Que saudades... tive um pouco de dificuldade pois as aulas eram bem puxadas, fiquei em recuperação de matemática, mais valeu a pena... nunca tinha tirado um A+ (10) na matéria, e depois disso nunca mais me esqueci como é que se resolve uma equação do 2º grau. (ax² + bx + c = 0) Kkkk...
    Ah, e tinha também a Monicão, essa era miseravona se desse 07:01 da manhã, vc não entrava mais na escola, mesmo que ela te visse correndo de longe, fazia questão de fechar o portão! tem ate comunidade pra ela no Orkut , essa marcou a vida de muitos! Kkk...
    Do 1º ate o 3º ano foi no Mascarenhas, muito da hora também, reencontrei amigos e estudamos os 03 anos juntos novamente. Professora Luciene de Literatura e português, essa mulher era um gênio mas miseravona tbm! Era a melhor aula que tínhamos.
    O Lanche na cantina de Dna Zefinha... que perfeito! Sempre passo por la, faço questão de comer um sonho, nunca desejei tanto comer os sonhos que ela faz qdo estive grávida. E consegui! RS... nada que uma gestante com desejos não consiga! RS...
    Me lembro que encontrava muito com vc Binha, qdo voltava da escola, sempre ia no Central te ver, era quase tdos os dias! Conheci a “Isão” e a Neila. Meninas muito da hora.
    Enfim, veio a faculdade, novas pessoas que não criei muita amizade, pois todos eram sem tempo, e toda a nossa rotina não era mais a mesma de antigamente. Trabalho, faculdade, casa e família! Amigos no fim de semana e olhe lá... Mas, foi uma fase muita boa da minha vida! Curte e muiiiiiiiiiiiiito! E no fim do curso veio junto mais um Diploma que eu conquistei. A Lavínia! RS... ai já é outra “estoria”.
    Realmente... As escolas da vida!

    ResponderExcluir