Páginas

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A educação!

Sempre soube que o meio onde os bebês vivem, influenciam bastante na sua personalidade. Depois que Arthur nasceu, a minha percepção as coisas de bebês aumentaram e principalmente no que diz respeito a educação.
Sei que quando desde pequeno ensinamos algo para eles, isso é levado para a vida toda. Já estudava Freud com Ana do O. rsrs
Jamais imaginava que muitas palavras desagradáveis são ditas para os nossos pequenos. São pessoas tão indefesas que se os pais não estiverem observando deixam passar desapercebidos. A observação é tudo em todas as fases. Observando, conseguimos perceber quando eles querem mamar, quando é cólica ou outra dor, quando algo está incomodando, quando estão querendo carinho, etc.
Me incomoda bastante essas palavras desagradáveis. Talvez já tenha dito para alguma criança e no oculto a mãe me repreendeu ou não gostou, mas as pessoas falam sem nem pensar no que estão dizendo. Algumas.
Não criei muitos filhos, nem ao menos primos ou sobrinhos, mas Arthur está me dando muitas experiências que sempre compartilho aqui no blog e com amigas mães. Uma dessas experiências é que levamos 20 dias para ele conseguir pegar o peito com facilidade. Oh sofrimento!!!
Na primeira ida ao pediatra, em plena sala de espera ele quis mamar. Dá para imaginar o desespero discreto que ficamos. Diante disso, uma pessoa disse: Ele ainda não sabe mamar? É preguiçoso. Prontamente respondi: preguiçoso não tia, está aprendendo.



Se estão chorando, são chorões, se querendo carinho e atenção dos pais, são dengosos e cheios de manha, se agoniados mexem as mãos e os pés, fazem mal criação, se arrotam, são mal educados, se são gordinhos, são pesados, se magrinhos, são esqueletos, se dormem, são preguiçosos, se são sinceros e não respondem a brincadeiras são infesados. Lembrando que o fato de serem mal criados a culpa é dos pais, pois são eles que criam, porém se referindo a bebês...eles estão sendo educados constantementes e tudo é uma novidade. Eles nem sabem que dia é hoje ou se o sol é quadrado.


Que o Senhor, que opera em nós o querer e efetuar nos dê sabedoria para criarmos os nossos filhos.


Hoje são apenas crianças, mas que o Senhor os conduza-os para serem pessoas de bem e transformar esse mundo sendo diferença, transformando-o com a renovação de suas mentes e assim possam experimentar qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. (Romanos 12:1-2)


Nós pais, ainda que interiormente, pois muitas vezes é desagradável está repreendendo as pessoas por causa de palavras desagradáveis, fiquemos em alerta e desfazendo essas palavras para nossos filhos. Que o Senhor os cubra com o sangue de JESUS e os livrem do mal. Amém!



Alba Valeska

Nenhum comentário:

Postar um comentário