Páginas

terça-feira, 27 de julho de 2010

Andam dizendo por ai...

Antes de engravidar, muitas coisas passavam despercebidas. Coisas essas que durante a gestação e agora com Arthur chamam mais a minha atenção como nunca antes na história da minha vida neste país. rsrsrs E por onde ando, sempre tem alguém para revelar algo novo. rsrs
Ai vai:
  • Se tomar banho com folha de algodão você tem um parto normal mais rápido;
  • Mulher parida não pode colocar os pés no chão, e lavar o cabelo só depois de uma semana do parto. Essa só entende quem já pariu. rsrsrs
  • Se depois de parida apresentar muita dor de cabeça, pode ser que o resguardo está sendo quebrado e isso pode levar á mulher a loucura rapidinho. Nada de estresse.
  • Nada pode quebrar o resguardo. E quem se arrisca?
  • Se colocar o bebê para se olhar no espelho demora de falar;
  • Se estiver soluçando, coloca aquela famosa fita vermelha na testa;
  • Se houver engasgo, "sopra" na moleira. (No desespero a gente faz de tudo.) rsrsrs
  • Se o engasgo for com a própria saliva é porque e bebê vai comer comida boa.
  • Não pode amamentar comendo nem bebendo. Alguém me explica o por quê?
  • E as famosas gofadas? Sinal de que a criança vai engordar.
  • Vai ser gordinho também se nascer bem pelancudo. Espaço para os tecidos adiposo. rsrs
  • E acho que se realmente Deus benzesse, ele não faria outra coisa, pois é um tal de Deus benza que até de crente escutei. É o processo da conversão. rsrsrs

É até engraçado!!

E agora vem o mais vilão, o pior de todos:

O VENTO!!

Cuidado com o vento nos pés da criança, na cabeça, no peito, nas mãos, cobre tudo.

Já ouviram falar na famosa doença do vento? Acho que já comentei aqui, mas vale a pena ler dinovo. rs

Nas férias de Junho do ano passado, fomos a Serrinha. Chegando lá conheci uma senhora que aparentemente havia tido derrame. Apesar da dificuldade de falar e se comunicar verbalmente, era bastante expressiva. Sorria, gesticulava e buscava estar sempre no meio da conversa, pois fazia muitos anos que não nos víamos. Um determinado momento eu chamei a irmã dessa senhora e perguntei se ela havia tido derrame, ela me respondeu que ela havia tido a doença do vento.

Achei interessante, pois fazia anos que não ouvia essa expressão e automaticamente me recordei que quando criança, se brincássemos de fazer caretas, sempre alguém vinha e dizia: Pare com isso senão o vento vai passar e você vai ficar assim.

Após ela ter me dito que era doença do vento, disse que hoje essa doença se chama polio (poliomielite) e existe vacina. Na época em que a irmã dele teve essa doença ainda não tinha fácil acesso para tomá-la.

Todo cuidado é pouco. Ainda bem que já foi liberada a vacina pneumo pela rede pública. srrsrsrs

Bom, quer saber mais sobre essas coisas? Bate um papo com sua avó, avô (se ainda existirem), os mais experientes. Saberá que eles viveram grandes histórias e ainda tem muita coisa para ensinar.

Vale a pena!!!!

Alba Valeska

2 comentários:

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK, muito engraçado, é cada coisa que só rindo, claro que muita coisa tem lógica e muita coisa supertição, mais como dizem: os mais velhos são sábios, então se não for nenhum sacrifício, não custa nada atender. Em relação a amamentar a se alimentar tb não sei pq, a linha vermelha na testa pra passar o soluço, li que molhavam a linha vermelha na água gelada e colocava na testa da criança, então a criança tomava um pequeno susto e o soluço passava, rsrsrs, mais só poderia ser vermelha? rsrsrsrs, os mais antigos tb só dizem que faz mal, mais não explicam o porque.

    ResponderExcluir
  2. Muita coisa mesmo que ouvimos... kkkkk
    Val, eu me lembro que uma vez cheguei soluçando na sua casa, aí sua mãe começou a contar uma história lá que descobriram da gente... kkkk (tô me acabando de rir) e aí começamos a falar que era mentira, que não aconteceu nada disso... kkk era só pra me dá um susto e passar o soluço. kkkkk Comedia viu?! Tempo bom! Saudade!

    ResponderExcluir