Páginas

terça-feira, 9 de março de 2010

Pátria que te pariu!


Sempre que procuro estudar alguma coisa, busco ver o significado e origem.

Moramos num país chamado Brasil. Significa planta que dá o pau brasil.

Você conhece essa planta? O nosso país levou esse nome devido a grande quantidade dessa planta encontrada pelos portugueses. Hoje, encontrar o pau brasil não é tão fácil como antigamente. Moro num local onde existe muitas árvores do pau brasil em plena praça.
Olha elas ai na foto. rs
Possui sementes vermelhas, lindas. Muitos artesãos fazem bijuterias com essas sementes, que por sinal ficam belíssimas.

Por falar onde moro, dizem alguns antigos dessa terra e a história, que Camaçari nasceu aqui, Abrantes. Não tenho dúvida!!

Contam que com a chegada dos portugueses, haviam grandes invasões pelo mar. Os jesuítas tomaram contam das terras de Vila de Abrantes, que por sua vez buscavam catequizar os índios. Porém com as eminências de invasões foi-se necessário irem para o interior das terras encontradas. Daí nasceu Camaçari como todos conhecem. O que na verdade é apenas o Centro, a sede, pois Camaçari se estende desde Abrantes até antes de Mata de São João, com as mais belas praias do nordeste, e até antes de Dias D'avila.

Camaçari, significa a árvore que chora, também encontrada com raridade. Caso queira conhecer, possui um local chamado Arborize, onde ainda existe a nossa planta. Em poucos locais da cidade também ainda se acha. http://www.arborize.com.br/

Gosto muito de conversar com os mais velhos sobre a história. Acredito que contada por quem realmente viveu, possui mais vida, essência e verdade.

Aqui em Abrantes tem um senhor chamado seu Sales. Descendente de árabe, mas sua família reside aqui há muitos anos. Na verdade, aqui todos são parentes e por coincidência ou não, parente de seu Sales. Falar mal de alguém por aqui é complicado e comprometedor. rsrsrss

Em uma das minhas conversas com os vividos, conheci uma parteira. Ela me contou que não faz muito tempo ( acredito que uns 50 anos), ela saia de Abrantes para Salvador á cavalo, para fazer compras na Av Sete, pois aqui em Abrantes (isso realmente não faz muito tempo) não havia ônibus. Conta também que a violência não existia nesse distrito, assim como em muitos locais.

Apesar de Abrantes ter cara de interior, me recuso em dizer e deixar que digam que camaçari é interior. Isso porque ao chamar de interior, na mente das pessoas está um local sem nada. O que não é verdade para Camaçari.

Caso ainda não conheça, vale a pena conhecer Abrantes e consequentemente Camaçari. Minha terra!!

É um local apaixonante, de pessoas hospitaleiras, amigas, simples e trabalhadeiras. Uma cidade bastante acolhedora, e um pouco desconfiada. Aqui você encontra gente de todo o Brasil.
O que mais me impressionou ao vir morar aqui em Abrantes, foi que as pessoas usam bicicleta para tudo, tem muita bicicleta nas ruas e os lixos são recolhidos com carroças. Isso mesmo, corroças. kkkk Apenas nas ruas principais passa o carro de lixo tradicional. rs

Na verdade muitos conhecem a minha cidade, nem que seja passando pelo desvio do pedágio na ida para a linha verde. As vezes acho que devíamos cobrar pedágio pela passagem em Abrantes, e o pagamento seria conhecer a nossa história.

Ainda é possível encontrar índios, lindas paisagens, como as dunas, as praias, aldeias, e parteiras, que infelizmente está se extinguindo, e uma das primeiras casas, ao lado da igreja católica, que está em ruínas e a venda. Ah se meu dinheiro desse...

Vale a pena conhecer a sua história.

Sei que muitos historiadores estão escrevendo livros sobre Camaçari. Alguns aproveitadores também estão escrevendo. Mas como disse, não dispenso uma história de verdade, com pessoas que realmente viveram: Seu Sales, família Montenegro, família Clemente, dentre outros.

Um homem sem história não possui memória!
Camaçari meu orgulho meu amor!


Alba Valeska



Nenhum comentário:

Postar um comentário